A CIÊNCIA COMPROVA: ENVELHECER TRAZ FELICIDADE

Por mais que isso possa parecer paradoxal ou estranho para alguns, as pessoas ficam mais felizes conforme envelhecem. Muitos até acham que a nossa vida se agrava com o passar do tempo, mas o mais estranho é que, na verdade, passamos a nos sentir melhores.

Recentemente foi realizado um estudo com 1.500 participantes em San Diego, Estados Unidos, com participantes entre 21 e 99 anos. Os condutores do estudo descobriram que as pessoas mais estressadas e deprimidas de todas as faixas etárias estavam ainda na faixa dos 20 anos. Em contraste, as pessoas com 90 eram as mais felizes.

 

Os pesquisadores também observaram uma impressionante consistência em seus resultados. Os participantes idosos mostraram ser muito mais felizes e em paz, e muito menos deprimidos. Além disso, tinham índices menores de estresse e ansiedade.

Os pesquisadores chegaram à teoria de que suas descobertas resultam da sabedoria que as pessoas adquirem com a idade e maturidade. Essa visão inclui empatia, compaixão, autoconhecimento, abertura a novas ideias, emoções regulares e facilidade para tomar decisões, além de começar a fazer muito mais pelos outros do que por si mesmo.

Este é apenas um de vários outros estudos feitos recentemente que mostram a forte correlação entre envelhecimento com o aumento de bons sentimentos em geral e bem-estar.

Outra razão que justifica por que as pessoas ficam mais felizes ao envelhecerem é que elas se tornam mais confiantes. Dois estudos conduzidos pelas universidades de Northwester e de Buffalo, ambas nos Estados Unidos, têm evidências concretas sobre isso.

Conduzido por um período de mais de 30 anos, o primeiro estudo observou a associação entre confiança e idade, com uma enorme quantidade de 200 mil pessoas, distribuídas em 83 países. O segundo estudo observou 1.230 pessoas de diferentes faixas etárias: os milênios, ou seja, a juventude atual, a Geração X, que viveu a juventude nos anos 1990, e os baby boomers, que são da década de 1950. Para saber qual geração é a sua, você pode fazer esse teste.

Em 2015, foi feito um estudo pelo Instituto Gallup, nos Estados Unidos, com 173 mil pessoas naquele país. Participantes acima de 55 anos tinham uma faixa mais elevada de bem-estar financeiro. Cerca de 52% do grupo etário responderam que estavam “prósperos”, em contraste aos 32% dos participantes com menos de 55. Além disso, pessoas com idade acima de 55 se alimentavam de forma mais saudável comparado aos mais jovens. O mais intrigante é que o estudo ainda identificou que os índices de depressão e obesidade caíram dramaticamente em pessoas acima de 64 anos.

Pesquisadores da Universidade de Northeastern e do Instituto de Tecnologia da Geórgia conduziram estudos cognitivos que descobriram que pessoas mais velhas tendem a focar e se lembrar de estímulos que levam à felicidade (como fotos), mais do que aqueles com conotações inquietantes ou negativas. Os processos cognitivos são uma forma de ajudar pessoas mais velhas a regular suas emoções, ajudando-as a ver a vida de forma mais iluminada e positiva.

Observou-se outra grande diferença entre as pessoas jovens e as mais velhas, em um estudo realizado na Universidade de Brown. Enquanto as pessoas mais jovens procuraram ativamente aventuras mais memoráveis, os idosos estavam felizes com as coisas mais comuns do dia a dia.

Quando alguém tem em mente que seu tempo é limitado, sua tendência é de saborear mais o que eles já têm, ao invés ir atrás de outras procuras, como se apaixonar, viajar ou começar uma família. Uma xícara de café com um amigo ou passear com o cachorro é o bastante para ser feliz.

Enquanto a maioria das pessoas estão preocupadas com o que vão fazer daqui a uma hora, no fim de semana ou nas férias, os antigos provérbios da cultura popular frequentemente nos farão lembrar que nós deveríamos gastar mais o nosso tempo com sabedoria, porque os nossos dias estão contados, mais cedo ou mais tarde. O lado otimista de tudo isso é que estamos todos propensos a ver o mundo de uma perspectiva muito mais positiva à medida que envelhecemos, e ter mais paz na vida e em tudo o que fazemos.

FONTE: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=7620

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s